Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Blender 2.6 - Construindo uma Cidade

Um dos recursos mais interessantes nas ferramentas 3D é o sistema de partículas.
Eu inicio o tutorial com uma apresentação de tudo o que será abordado no tutorial citando fontes importantes de recursos 3D usados no mesmo, como modelos prontos e texturas bem como uma visão geral de tudo o que será abordado nas partes seguintes, portanto se quiser pular o primeiro vídeo fica a seu critério. Eu não pularia, rs.

A modelagem é bem simples, mas para os iniciantes serão mostrados alguns recursos muito importantes como estrusões e cortes na malha. Além é claro de aprender a fazer um prédio bem convincente a partir de um cubo e uns segredos de modelagens que mesmo eu não conhecia antes de ver o tutorial do Guru.

A texturização utiliza uma técnica mais avançada que é o mapeamento UV com o renderizador Cycles. Você vai aprender aplicar vários mapeamentos UV num mesmo objeto. Algumas técnicas para aumentar a precisão da aplicação da textura também são contempladas nesta etapa do tutorial. Além é claro as mudanças constantes dos modos de visão, textura, sólido, grade e render.

O sistema de partículas é tratado de forma bem didática ensinando controles precisos de cada partícula gerada. Esta etapa já é uma aula importantíssima de como aplicar este sistema de emissão de partículas que poderá ser usada em várias outras situações como a criação de grama e cabelos com absoluta precisão. Fiquem ligados neste vídeo que é a parte mais importante desta série.

Também abordo com alguns detalhes e configuração da renderização com o Cycles e uma pitadinha de composição para aplicar um efeito bem legal de nebulosidade na nossa cidade que via de regra é poluída como aquelas da vida real.

No final eu ensino como importar objetos prontos (um carro) de outro arquivo Blender e fazer algumas modificações nele e também faço uma pequena e tosca animação de carros circulando numa via principal da nossa cidade virtual. Até um som bem tosco de carros transitando eu coloquei no vídeo, mas esta parte pula, pois não ficou legal, acreditem eheheheh!

Algumas partes abordadas neste tutorial você não encontra na versão original do Andrew Price e vice-versa, então vale a pena ver os dois tutoriais.

Assista a série de vídeos neste link:

Blender 2.6 - Construindo uma Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário